segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Uma análise do radio digital da Poneradio.

Caros amigos faz certo tempo que tenho em meu acervo este equipamento. Na prática eu utilizo pouco, pois comprei com a curiosidade de saber qual era o seu desempenho.
 
O modelo CRP 92 Digital da Ponerádio apresenta alguns recursos interessantes, tais como serviço de despertador. Além disso, sua cobertura de nove faixas de ondas é bastante ampla. Todavia, seu desempenho quando comparado com outros modelos principalmente os internacionais fica bastante a desejar. Seria um pouco injusto fazer uma comparação com os modelos da Sony, Sangean ou Tecsun. Para ser sincero, seu desempenho estaria próximo das marcas chinesas: Kaide, Kachibo e outras menos cotadas.
 
O que me leva a fazer esta afirmação negativa? Para responder a esta pergunta, analisei seu desempenho em ondas médias, FM e ondas curtas. Antes de tudo, este equipamento trata-se de um radio analógico (a cordão) com simples conversão, sem dispor de recursos mais modernos, como filtros narrow e wide, banda lateral etc. Portanto seria mais justo fazer uma analise comparativa com outros modelos nesta categoria. O modelo escolhido neste caso, foi de outra empresa nacional, o Motoglobe Digital da Motobras. Cabe assinalar, que nestes testes realizados não foi empregado nenhuma antena auxiliar em qualquer faixa de onda.
 
O resultado foi o seguinte: em FM, os dois modelos ficaram praticamente empatados, ao sintonizar a maiorias das emissoras mais fortes deixando de captar as emissoras menos potentes.
 
Em ondas médias, o Motoglobe Digital teve um desempenho bastante superior ao Poneradio Digital. Um bom exemplo disso foi à qualidade do sinal captado da radio Jornal de Canindé, emissora localizada a quase 120 km de distancia.
 
Em ondas curtas, o desempenho do Ponerádio Digital também não consegue superar ao Motoglobe, descontado ao fato que o modelo da Motobras ter uma maior cobertura (1, 7 MHz até 30 MHz), enquanto que nele havia as seguintes faixas: 90, 62,49, 31, 25, 19 e 16 metros.
 
Um forte 73 para todos!

2 comentários:

Comentários

Rádio Portátil -RM-PSMPBT21 AC 2 Faixas C/ BLUETOOTH AM/FM

Rádio Portátil -RM-PSMPBT21 AC 2 Faixas C/ BLUETOOTH AM/FM A Motobras começa a modernizar seus equipamentos com a possibilidade ...