sábado, 24 de julho de 2010

Imagens e considerações sobre o novo Motobras


RM PF 121 AC
Em 24 de julho de 2010, chegou as minhas mãos, por SEDEX, o mais novo lançamento da Motobras: RM PF 121AC.

O novo modelo da Motobras apresenta boas inovações, quando comparado com modelos anteriores desta fabrica. Atualmente tenho em meu acervo particular os seguintes equipamentos produzidos pela Motobras: Motoglobe Digital, Radio 12 Faixas, Radio Portátil 8 Faixas e Radio VHF Aeronáutico.

Também faz parte da minha pequena coleção: ICOM 75, Sangean ATS 909, Tecsun Pl 450, Degen 1107 e outros menos cotados.

Minhas primeiras impressões sobre o novo modelo foram bastante positivas. Gostei do acabamento (Ficou parecido com o Tecsun BCL 3000). Os botões de controle são de boa qualidade e o tuning com sintonia fina foi uma boa idéia. A antena externa tem bom tamanho (mais de um metro), porém cabe uma pequena ressalva: por ser muito pesada, ela tende a ficar frouxa. Uma solução seria sempre que possível apertar o parafuso da antena. Porém, quando vou apertar este parafuso encontro uma dificuldade por ele estar voltado em direção a alça do radio. A melhor opção seria colocar o parafuso da antena voltado para outra direção.

O áudio do aparelho é espetacular. Entre os diversos modelos que eu conheço somente o Tecsun S2000 (valor de mercado US$ 300) consegue superar.

Principal defeito do equipamento, que pode ser corrigido rapidamente: o mostrador da sintonia marca a freqüência errada. Por exemplo, a radio Daqui (Goiânia) – 4.915 kHz é sintonizada próxima a freqüência de 4,8 MHz. O mesmo problema é encontrado nas faixas de 31 e 25 metros. Este problema não é exclusivo da Motobras, há dois anos comprei um aparelho de outra empresa nacional (Poneradio), cujo mostrador de freqüência assinalava em uma ordem errada, por exemplo: 4,8 MHz; 4,9 MHz; 5,1 MHz; 5,0 MHz; 5,2 MHz.

Outro problema assinalado foi o fato da faixa de 31 metros ter ficado inativa e sem possibilidade de recepção. Eu não conseguia sintonizar nenhuma emissora nesta faixa entre domingo e segunda feira passada. Hoje a tarde ela estava perfeita, podendo sintonizar varias emissoras como: Bandeirantes (9645 Khz), Record (9505 kHz) e Observatório Nacional (10.000 KHz) perfeitamente, em campo aberto.

Durante o período em que esta faixa esta fora do ar, eu consegui sintonizar nesta mesma faixa de freqüência com outros aparelhos (Motoblobe e Sangean Ats 909) perfeitamente. Fiz estas comparações sempre usando os três aparelhos ao mesmo tempo. Todavia, agora o problema sumiu misteriosamente.

Com relação à sensibilidade, posso fazer algumas considerações: quando comparado com outros modelos (Motoglobe, Sangean Ats 909, Tecsun PL 450, Degen 1107, Tecsun Gree-88, Sony ICF35) ele apresenta um bom desempenho, com este radio consegui durante o período noturno sintonizar, dentro de Águas Claras (Zona residencial), uma emissora em 1610 Khz (Transmitindo das Bahamas) a partir das 18:30, com um sinal mais forte do que o do Motoblobe, Tecsun PL 450, Degen 1107 e o Tecsun Gree-88.

Quanto à seletividade (capacidade de separar o sinal de emissoras próximas) ele apresentou um desempenho inferior a quase todos os modelos. Para ter esta conclusão tentei sintonizar a radio Globo do Rio de Janeiro (1220 kHz) e não consegui durante o período noturno. Aqui em Brasília temos uma emissora da LBV em 1210 kHz. Com outros modelos é possível sintonizar a Globo dentro do DF, basta colocar em 1220 kHz ou até 1224 kHz nos modelos com sintonia digital. O mesmo problema também encontro no Motoglobe. Não seria mais prático ter um filtro menos aberto?

Em alguns modelos importados têm-se a opção de narrow e wide para limpar mais a sintonia. Em geral eles apresenta um filtro de 4 ou 6 Khz. O modelo Tecsun S2000 tem dois filtros um de 5 Khz e outro de 10 KHz. Não seria possível ajustar o filtro de seletividade do radio para 6 Khz ou 8 Khz em vez de 10 KHz?

Com relação às imagens, ele apresenta este problema principalmente nas freqüências com até cinco MHz.

Em geral o aparelho tem bom futuro. Com algumas pequenas modificações, ele concorrer com outros modelos produzidos no exterior, em pé de igualdade.

Sugestões:

a) Modelos nas cores cinza, vermelho e azul;
b) Melhorar o espaçamento em FM, pois é muito pouco espaço para sintonizar muitas emissoras próximas.
c) Plug para antena externa;
d) Luz interna para o mostrador de freqüências
e) Lançar outro modelo, com a mesma carcaça, com BFO;
f) Lançar outro modelo, com a mesma carcaça, com sintonia digital.

No mais, parabéns pelo novo produto. Concorrer e sobreviver produzindo equipamentos de boa qualidade é uma tarefa bem difícil nos dias atuais, principalmente contra marcas mais baratas e de qualidade inferior.
Um forte 73 para todos!

44 comentários:

  1. OLA GEORGE, muito bom o seu blog, descobri recentemente esse mundo RADIO ESCUTA, quero adentrar nessa atividade, gsoto de ouvir noticias de fora, mas confesso que estou decepcionado com os radios nacionais e "nacionais" comercializados no BRASIL são todos precários pelas pesquisas que fiz, gostaria que voce (que é experiente no assunto)fizesse tão logo seja possivel uma avaliação do RADIO TOSHIBA TR949GL, parece ser um bom radio para iniciar a atividade de RADIO ESCUTA, os demais inclusive MOTOBRAS e PONERADIO não dá para encarar, quando tiver mais experiencia devo comprar um GRUNDIG ou DEGEN,ETC...quase pelo mesmo preço deles, mas inicialmente espero que um radio nacional me atenda com uma boa antena externa, assunto que ja pesquisei, e sei que com uma boa antena mesmo artesanal se consegue resultados surpreendentes, estou tambem com um TRANSGLOBE PHILCO em vista, creio que seria uma boa aquisiçao inicial, se ele estiver funcionando 100%.

    ResponderExcluir
  2. George, como sempre seu blog está sempre agradável, legal esta matéria sobre o lançamento do Motobras: RM PF 121AC.
    Parabéns !!!
    73'
    Reinaldo T. Pires (Rei)
    PY2 018 SWL (SWARL)
    São Sebastião, SP

    ResponderExcluir
  3. olá, no caso da telescopica afrouxar utilize uma ou mais arruelinhas(retiradas de rádios fora de uso)ao parafuso,já usei esse procedimento num rx sony 2010!
    73 qrv
    marcos feitosa votorantim/sp

    ResponderExcluir
  4. muito bom o blog gostei da materia sobre o novo lançamento da motobras estou pensando em adquirir um só não vi nenhuma menção sobre o preço medio dele no mercado um forte 73 do paulo michelon boas escutas

    ResponderExcluir
  5. Olá George,o fato do novo radio da motobras apresentar ausencia de sinal na frequencia de 31 metros, é poruqe os primeiro radio saiu com esse problema, foi o que a motobras me informou, inclusive pediram-me pra enviar o rádio para a fabrica pra ser feita a correção do problema.
    abraço.

    ResponderExcluir
  6. Ola Samuel,

    Eles corrigiram este defeito. Me enviaram outro equipamento.

    ResponderExcluir
  7. LEGAL COLEGA DX (George), adiquiri logo que foi lançado esse rádio, o meu é cinza escuro e silk em preto. Endosso seus comentários quanto aos melhoramentos proposto. Urgente seria a correção das frequências e a luz no dial. No geral gostei muito do rádio, me surpreendeu.
    Um modelo de mesa desse rádio com um dial maior seria muito bom para os radio escutas.
    Abraços BURA PY2 ERW PENÁPOLIS - SP.

    ResponderExcluir
  8. boa tarde GEORGE tenho um motobras RMPF82 e um TOSHIBA 949GL adiquirido recentemente,mesmo sendo iniciante ainda na radio escuta e bem ''verde'' no assunto ainda,gostei muito dos dois aparelhos, agora tenho uma duvida:
    _penso em ter um motobras RMPFD16X7 ou o novo lançamento motobras RMPF121AC,em relaçao a cobertura das faixas,sensibilidade e etc por favor qual voce me indicaria os dois sao analogicos né? desde ja muito obrigado
    atenciosamente
    JONATAS.DELAI
    PENÁPOLIS SP

    ResponderExcluir
  9. Olá. Pela avaliação é um ótimo rádio.
    Estou em duvida entre esse modelo e o Toshiba TR949GL, será que o Toshiba fica muito atrás desse motobrás ?

    Parabéns pelo blog, ótimo p/ conhecer melhor os equipamentos !

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde. Alguem saberia onde posso encontrar lojas especializadas aqui em São Paulo. Estou interessado em um Tecsun pl 450. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  11. Jonatas,

    Pessoalmente, prefiro o Motoglobe Digital. Com relação aos modelos da Toshiba, ainda não chegou algum destes equipamentos em minhas mãos.

    ResponderExcluir
  12. Olá George

    Gosto muito desses rádios da Motobras. Porém, só observo que eles deveriam melhorar a embalagem do produto. Não vem com nenhuma proteção interna como isopor ou outro material que proteja o produto. Vem somente um plástico simples.

    Em relação a qualidade do produto, nada a reclamar.

    ResponderExcluir
  13. Nesse site tem um teste dele em bancada com equipamentos ele perdeu feio para os importados vejam: www.trc002.webs.com

    Abraços

    João

    Penapolis-SP

    ResponderExcluir
  14. Olá George, cheguei a comentar no seu post anterior pedindo opinião, mas depois percebi que este post é o mais recente...com a resposta que você deu ao Jonathas de certa forma ja me ajudou. So queria saber se apos a data da resposta e pelo tempo decorrido, se ainda prefere o motoglobe digital ou ja houve melhora consideravel em relação ao novo modelo rm-pf121ac?

    ResponderExcluir
  15. Glaucia,

    Com relação ao modelo de 12 faixas, posso afirmar que ele apresentou pequenas melhoras em seu desempenho. É um radio bom e com certeza terá uma boa aceitação do mercado.
    Com ele foi possivel sintonizar, na sacada do meu apartamento, uma emissora a Africa do Sul (3320 Khz) perfeitamente e com som limpo, por volta das 22:30.
    Todavia, eu gosto mais do Motoglobe, porque ele apresenta um sintonizador digital, e,isto facilita muito a indentificação das emissoras.

    ResponderExcluir
  16. Seguindo a recomendação adquiri o motoglobe,estou muito contente com ele principalmente em am o bixo e poderoso,e nas faixas de radio amador só ''corujando''. É uma pena nao forenecerem mais o modelo com vhf aeronautico,era o unico com saida para antena externa,mas concluindo meu comentario,para complementar vou fechar minha pequena e bem humilde coleção com esse modelo de 12 faixas,agora possuo 2 motobras o rmpf82,o rmpfd16x7:)e o toshiba 949gl,sei que com o dinheiro que ja gastei poderia ter um degen 1107 ou o tão aclamado 1103 mas sei la,eles sao chineses nao tem assistencia tecnica aqui,principalmente no interior onde moro,sei que possuem mais funções e etc,mas poxa eu moro no BRASIL e quero um produto nacional que tenha assistencia tecninca por perto e tambem sei que a motobras precisa se modernizar um pouquinho para competir de forma mais acirrada com os concorrentes xing-lings enfim eu gosto mesmo desses ratos cinzas da motobras e acredito que no futuro tomara a DEUS não muito distante eles colocarão esse tal de bfo do capeta ai que eu nem sei pra que que serve kkkkkk e um ledzinho no dial pra mim parar de deixar os bichinhos ligados dentro das caixase consumindo todas as minhas pilhas amém! vida longa pra quem gosta de radio e d eprodutos nacionais.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Estimado George,

    Por favor mim faça um relato do radio Tecsun R333, será um receptor para ondas curtas ??? grato e que Dus te abençoe.

    ResponderExcluir
  19. Sugiro que vc pesquise sobre o rádio portátil SONY ICF-38 fabricado e comercializado pela SONY dos ESTADOS UNIDOS,tá lá no site americano da empresa, é AM/FM, alto falantes potentes e alimentado por energia elétrica.Pergunte ao pessoal da Sony do Brasil porque não comercializam daquele modelo por aqui.
    Antonio limabahia@ig.com.br

    ResponderExcluir
  20. OLÁ GEORGE,
    SOU DE SENADOR CANEDO-GOIÁS, SOU PROFESSOR DE GEOGRAFIA E COORDENO VÁRIOS PROJETOS DE TECNOLOGIA E AGORA DESCOBRI QUE O QUE SEMPRE FIZ QUANDO CRIANÇA EM UM MODELO DE RÁDIO MOTORADIO ERA ALGO PARECIDO COM DX. COMO MINHA ESCOLA ESTADUAL TEM UMA RÁDIO COMUNITÁRIA FM COMO UM PROJETO ESCOLAR QUE NUNCA DECOLOU, ESTOU PENSANDO EM ME PREPARAR PARA DAR UMA NOVA ROUPAGEM E OBJETIVOS A ESSA RÁDIO.TAMBÉM ESTOU OUSANDO ME TORNAR UM DEXISTA INICIANTE, AQUÍ VÃO ALGUMAS DÚVIDAS:
    -COMO ENVIO DADOS A UMA RÁDIO E PEÇO UMA QSL?
    -TENHO QUE TER GRAVAÇÕES DE ÁUDIO DAS RADIOESCUTAS?
    -COMO REGISTRAR AS FALAS DE COMUNICAÇÃO DE PILOTOS DE AVIÃO DE CARREIRA QUE CRUZAM SENADOR CANEDO DUAS VEZES POR DIA E SÃO CAPTADAS POR CIMA DO SINAL DA CBN ANHANGUERA 90.1?
    -EXISTE ALGUM BOM E DIDÁTICO LIVRO, E BARATO, SOBRE INICIAÇÃO AO DEXISMO EM PORTUGUÊS?
    -O QUE É UM BFO?
    -O QUE SIGNIFICA "UM FORTE 73?
    -CONHECES ALGUM DEXISTA EM GOIÂNIA PARA ME INDICAR UM CONTATO?
    -ESTOU ADQUIRINDO UM NOVO MOTOBRAS 12 FAIXAS PARA INICIAR A MONITORAR EMISSORAS LOCAIS E REGIONAIS, TENTANDO ENVIAR RELATÓRIOS, É UM BOM COMEÇO?
    -O QUE É IRC?
    -O QUE SÃO AS TAIS "IMAGENS" CITADAS NO TEXTO SOBRE O "MOTORA" 12 FAIXAS?
    UFA, POR ENQUANTO É SÓ.
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  21. George, por favor, escreve um pouco mais sobre o Motobras 121. Estou pensando em adquirir um desses. Conheço o digital, 76 AC e adquiri agora a pouco o 82. São ótimos. Um abraço!!

    ResponderExcluir
  22. george,bom dia só tenho uma duvida acabei de adiquirir o RMPF121AC e sobre o tuning com sintonia fina afinal como ele funciona na realidade porque quando giro o tuning ele gira junto ou sera que o meu parelho esta com defeito,qual desses é o tuning e qual é o da sintonia fina,na caixa do produto ate especifica mas nas indicações é meio confuso pois parece que indica a mesma coisa

    ResponderExcluir
  23. OI AMIGAO GEORGE, ACHEI SEU SITE MUITO LOUCO, SERA QUE VC PODE ME AJUDAR ME SUGIRA POR FAVOR QUAL RADIO COMPRO PARA OUVIR JOGOS DE FUTEBOL NO INTERIOR DE SP, MAS PRECISAMENTE COSMOPOLIS AO LADO DE CAMPINAS,PAULINIA, LIMEIRA, PARA OUVIR RADIOS DE SAO PAULO CAPITAL PARA ASSISTIR JOGOS DE FUTEBOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo,

      Isto é um pouco complicado, pois dependendo das restrições monetárias as opções são poucas;
      Por exemplo: até R$ 100 eu recomendaria o Sony ICF 11S ou 12s, para ondas médias e SW. Até, R$ 200, eu recomendaria o Motoglobe.

      Se levar em conta os importados,o cenário muda. Pois geralmente compro de site estrangeiros que são mais baratos.
      Até US$ 49,99 eu recomendaria o Tecsun PL 310 - com DSP. Ele é fantastico principalmente em FM!
      Até US$ 100,00, eu recomendaria o Tecsun PL 660.
      Até US$ 150,00, eu recomendaria o Sony ICF 7600Gr, um espetaculo em ondas médias e SW, porém um pouco fraco em FM.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  24. gostaria de saber qual o melhor radio pra comprar pra pegar radio am, pois moro à 500 km de porto alegre, e adoro a radio gaucha, sendo que em minha cidade pega a radio gaucha, à noite, mas muito mal, em meus aparelhos que tenho aqui...
    Portanto quero comprar um rádio que pegue bem a radio gaucha, portanto peço à voçês que me ajudem, qual ra´dio devo comprar, MOTOGLOBE DA MOTOBRAS, OU O RADIO DE MESA COMPANHEIRO? QUAL DELES SERÁ QUE VAI PEGAR MELHOR A RADIO GAUCHA SEM CHIADOS? FAVOR ME INDIQUEM....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho o tecsun pl310 ET e o degen 1103 sao dois ótimos rádios ,mais agora eu comprei o Motobras Rm-pft122 e esse radio em AM e melhor em recepção que o tecsun e o degen.
      Recomendo esse receptor!!

      Excluir
  25. Jonatas,

    O tuning deste radio é assim mesmo, com duas velocidades. Uma mais rápida para localizar a emissora, e outra mais lenta para a sintonia fina.

    Quando você gira o sintonizador mais rapido, o mais lento também gira.

    ResponderExcluir
  26. Para seu caso, eu recomendo o Sony ICF 11S. Porém ele não é tão pequeno, mas muito sensivel.

    ResponderExcluir
  27. Entre o Motobras e um modelo da Ponerário, eu recomendo a Motobras, pois eles são mais senciveis e apresentam maior seletividades.

    ResponderExcluir
  28. Esse sem dúvida é o melhor rádio ainda fabricado do país! Seria uma boa a Motobrás e Poneradio se juntarem, transmitirem tecnologia, ampliar a gama de produtos e aperfeiçuamento da qualidade... vejo uma fraca e sem graça concorrência desses grupos, em Sergipe a Motobras reima com a venda de dois modelos, o Dunga e o motoglobe, só tem esses aquí kkk, a Companheiro já procurei e nada! não considero marcas como NKS,VICINI,LIVISTAR e outras marcas que fazem rádio-toca cd, rádio é rádio, toca-cd é meia-boca!

    ResponderExcluir
  29. Adquiri hoje o Motobrás RM-PF121AC, 12 faixas. O aparelho é sensacional, percebi muita sensibilidade na sintonia de emissoras em OC. Sem dúvidas é o melhor rádio do Brasil. Importante foi eles terem colocado entrada de áudio. Por exemplo: Conecto meu Smartphone no rádio e ouço emissoras via Internet através da rede WIFI. Show esse Motorádio. Pode comprar que vale o investimento, aliás possuo também o modelo RM-PF76AC com 07 faixas, tão bom quanto.

    ResponderExcluir
  30. alguem tem o radio tecsun S2000 favor fazer um comentario sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e um radio sensacional,com boas antenas nas ondas medias e um espetaculo,nas ondas curtas cumpre seu papel,no fm e puro hifi e faz escutas satisfatoria de banda area.

      Excluir
  31. Acabei de comprar o RM-PF121AC e o ICF-F12S (meu segundo), os dois por R$ 210,00 e frete grátis.
    Tenho um TECSUN PL-660, um Philco PH-60, um Dunguinha, um NKS, um Lenox, e outros rádios antigos valvulados.
    O PL-660 é excelente. Dispensa comentários.
    O PH-60 foi uma decepção. O som e o controle de volume são muito ruins. A recepção é mediana. A única coisa boa nele é a portabilidade.
    O Sony ICF-F12S é o meu preferido para escutas de AM e FM. Possui um som muito bom. Em OC ele também é bom mas é difícil de sintonizar. Ele apenas é um pouco grande para carregar por aí. Recomendo!!!
    Vamos ver como o RM-PF121AC vai se comportar. Comprei ele exclusivamente para ouvir OC.

    ang

    ResponderExcluir
  32. Meus testes iniciais mostraram que o RM-PF121AC não se saiu muito bem. Esperava que a Motobrás tivesse caprichado mais neste "topo de linha". O Sony ICF-F12S é 6 vezes mais barato e possui melhor sensibilidade em ondas curtas, apesar da sua banda "esprimida".
    Assim, não recomendo a compra do RM-PF121AC. Há opções mais baratas e melhores que ele.

    ang

    ResponderExcluir
  33. Quero comprar um radio estava pesquisando e encontrei esse blog adorei estão de parabéns penso em comprar um motabras 121 ac

    ResponderExcluir
  34. para que os leitores avaliem: comprei um radio TOSHIBA TR949GL há quase 01 ano e sinceramente o rádio só funciona bem se não ouver nada ligado por perto tipo computadores desktop, e se for com pilhas, tambem desconectei os fios que vão do transformador interno que permite que o radio funcione na rede eletrica. ele é estremamente ruidoso se ouver qualquer fonte externa tipo reatores, etc, ou seja a blindagem do radio é péssima e compromete a sensibilidade do mesmo, fora isso o som dele é muito bom e com bom volume,
    mas vou sinalizar isso à TOSHIBA, comprei-o por ser de 9 faixas e OC, imaginando que seria um radio bem sensivel e seletivo, engano.

    deixei de comprar um SONY ICF-F12S só porque o radio é de apenas 3 faixas,
    porém já fiz contato com quem tem o TOSHIBA e o SONY e a avaliação do SONY foi possitiva apesar de apenas 1 faixa expremida para OC

    em AM e FM ambos funcionam bem, mas em OC só mesmo o SONY nessa categoria de radio.

    ResponderExcluir
  35. conprei um desses a 1 ano, em pouco tenpo de uso ele começou a perder o som, eu mesmo concertei, mas perdeu a funçao dos botoes bass e treble kkkk , e a faixa de fm dele tambem nao e boa, esse radio e meio caro pela qualidade enbutida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb adquiri este modelo, mas fiz alteraçoes nele: fiz uma nova espiral sobre a bobina de ferrite usando fio de cabo de rede para internet, depois coloquei conectores para cabo coaxial para conexao externa. Nele ligo duas antenas longwire, uma de 97metros e outra de 57, estou tendo bons resultados. Vale a pena modificar o aparelho ( e a garantia que se dane, mais vale a recepção). Abçs a todos.

      Excluir
  36. E o midi japan md55 pessoal? É bom? Estou pensando num motoglobe ou um companheiro digital também. Quero um bom em FM AM e OC. Qual o melhor custo benefício de preferência nacional? Grato pela atenção.
    P.S. Excelente blog! Parabéns.

    ResponderExcluir
  37. GOSTEI DO BLOG E DOS COMENTARIOS E RESPOSTAS. TAVA COMPRANDO UM RADIO IMPORTADO NUM SITE,VALOR 79 DOLARES,MAS QUANDO FECHEI MEU PEDIDO RECEBI UMA CONTA ASSSSSUSTADORA,O RADIO FOI PRA 286 DOLARES. DEXISTE DO RADIO. UM ABRAÇO PRA VÇS.

    ResponderExcluir
  38. ALGUEM SABE COMO MODIFICAR O DISPLAY ,OU SEJA A COR DE VERDE PARA ALARANJADO DO ATS 909 E TAMBEM EXPANDIR A FREQUENCIA EM FM?

    ResponderExcluir
  39. O meu depois de quase 1 ano esta com problema no botão seletor de faixas, esta bambo, fazendo com que as faixas fiquem "mudas", mas, seu eu apertar o botão pra "dentro" do rádio devagar, elas ja voltam a funcionar, é tirar o dedo que o rádio fica mudo novamente, vou leva-lo pra assistência aqui na minha cidade (não é autorizada), ja li que isso aconteceu com outros que possuem este rádio, mas, tirando este fato, é um rádio muito bom mesmo.

    Andre Carvalho

    ResponderExcluir
  40. Oi, George!
    Tudo bem? Comprei um rádio desse exato modelo. Moro em São Paulo e gostaria de sintonizar a rádio Itatiaia, de BH, mas não consigo. Será que você pode me ajudar?
    Muito obrigada!
    Patrícia

    ResponderExcluir

Comentários

Rádio Portátil -RM-PSMPBT21 AC 2 Faixas C/ BLUETOOTH AM/FM

Rádio Portátil -RM-PSMPBT21 AC 2 Faixas C/ BLUETOOTH AM/FM A Motobras começa a modernizar seus equipamentos com a possibilidade ...