sexta-feira, 20 de março de 2009

Sony ICF-F12S


Sony ICF-F12S

A Sony comercializa no Brasil este pequeno aparelho de ondas curtas.

Cor: Preto.
Áudio: Rádio Portátil com 3 Bandas de freqüência
FM - 87,5 / 108 MHz.
MW - 530 -1/ 605 MHz.
SW - 5,9 / 18 MHz.
Tamanhos das Pilhas: D
Antena Telescópica
Alça para Transporte
Saída para Fones de ouvido
Dimensões (Largura x Altura x Profundidade) em mm: 216 x 129,8 x 68,6.
Peso: aproximadamente 643 g.

37 comentários:

  1. Wilson Padilha Junior9 de abril de 2009 às 19:36

    O aparelho é bonzinho. Tem um som potente, é muito econômico.Suas duas pilhas grandes duram muito.Peca por ter apenas uma faixa de ondas curtas que vai dos 16 aos 49 metros. Bom seria eliminar os 16 metros e acrescentar os 60 metros que não tem. E por ter apenas uma faixa de ondas curtas, as emissoras ficam como que expremidas numas nas outras. Fica difícil a sintonia. Mas ao sintonizar uma emissora de sinal fraco, consegue-se uma melhora substancial, colocando-se um fio de uns três metros ou mais (antena long Wire) para trabalhar junto com a antena telescópica, enrolanto a ponta do mesmo na parte mais fina da antena.

    ResponderExcluir
  2. Este aparelho é bem interessante, pois apresenta uma relação custo-benefício adequada, aliada a um baixo consumo e uma boa qualidade sonora. Eu o comprei principalmente para a escuta de ondas curtas, e, usando uma antena externa long-wire obtive bons resultados, embora acima de 9MHz começa a apresentar sérios problemas com imagens das emissoras mais fortes. Porém, o que me surpreendeu foi a excepcional qualidade (seletividade/sensibilidade) das ondas médias. Eu consigo captar ao meio-dia emissoras que estão a cerca de 250 km distância , sem utilizar nenhum recurso externo. Finalizando, sobre o FM, eu não utilizo, mas eu qualifico como ruim, pois é um tanto difícil sintonizar alguma estação, ele apresenta uma série de espúrios em toda a faixa de sintonia (mal calibrado na fábríca?...) e com algumas emissoras "vazando" por toda a escala... Resumindo: FM- nota 1(quando é possível sintonizar alguma coisa a qualidade do áudio é realmente boa); MW-nota 10 e SW-nota 7. Um problema menor: o jack para fone de ouvido é mono, o que me obrigou a comprar um adaptador...

    ResponderExcluir
  3. Comprei esse rádio mais pela marca (sony), entretanto, confesso que não gostei muito.A começar pela faixa de OC que é MUITO dificil a sintonia, faltou um botão de sintonia fina.Já vi comentários de dexista que acrescentou um botão de sintonia e ficou legal.Outro ponto é a péssima sintonia de FM, muito prejudicada pois não tem seletividade, ocorrendo sinais espúrios em toda faixa. Finalizando a tonalidade é muito grave, o que dificulta a audição, principalmente em OC.Por último, faltou um conector para fonte DC 3v

    ResponderExcluir
  4. Tenho um rádio desse modelo e, sinceramente, não concordo com os comentários acima. O rádio é surpreendentemente bom em todas as faixas. Outro ponto positivo é a relação custo x benefício, além da economia de pilhas. Com um fio de 10 metros, ligado à antena telescópica por uma garra jacaré, é possível ouvir bem as emissoras de OC. Basta ter paciência, pois a sintonia é milimétrica. Em FM também é preciso. No AM faz bonito. Boa qualidade de som. Em suma, trata-se de um bom rádio: simples, robusto, bonito e barato. Recomendo.

    ResponderExcluir
  5. Eu postei o segundo comentário (28/04/09) e gostaria de fazer um "update". Eu comprei um segundo rádio para usá-lo na minha oficina, e devo dizer que este me surpreendeu de forma positiva, porque ele não apresenta nenhum dos problemas que eu mencionei na primeira postagem, a faixa de FM está com sintonia perfeita e em SW não há nenhum espúrio acima de 9 MHz, além de apresentar uma sensibilidade um tanto superior com relação ao primeiro. Quanto ao MW, neste rádio se apresenta tão bom quanto no primeiro. Se eu tivesse adquirido esta segunda unidade anteriormente, certamente eu diria que seria um rádio nota 10, porém, ao observar a divergência de opiniões dos colegas, é de se imaginar que a Sony está pecando no controle de qualidade destes rádios, porque, pelo menos no meu caso, as divergências entre os rádios são bem evidentes. De qualquer forma, este é um aparelho muito interessante, e a sua relação custo-benefício é quase que imbatível.

    ResponderExcluir
  6. AO AMIGOS SOU TECNICO EM ELETRONICA E FANATICO POR RADIOS HHEHHEHE
    ADQUIRI ESSE SONY E REALMENTE ELE E OTIMO NA FAIXA DE OM
    PECA MUITO NO FM E MUITO RUIM EM SINTONIA MESMO
    REGULAR EM ONDAS CURTAS FAIXAS ESPRIMIDAS
    AGORA ADQUIRI UM MOTOBRAS DUNGA DUAS FAIXAS ESSES NOVOS SABE NOSSA FIQUEI SURPRENDIDO COM A MA QUALIDADE QUE ELE OFERECE EM FM NOSSA TUDO PRATICAMENTE FORA VC PEGA O RADIO VC OUVE A FM VC DEIXA EELE EM CIMA DA MESA AS RADIOS SOMEN OU FICAM CHIANDO
    OLHEI O CIRCUITO NOSSA MUITO MAL FEITO MEU DEUS QUE SAUDADE DO MOTORADIO BOM E VELHO MOTORADIO AQUELE SIM E QUE ERA RADIO
    ABRAÇOS
    MEU MSN
    zandona2008@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Comprei esse rádio para ouvir ondas curtas, como no prédio onde moro não consigo sintonizar nada fiz o teste em uma viajem que fiz final de ano e tirando o problema da imagem com as emissoras eu achei um bom rádio, só faltou mesmo um botão de sintonia fina. As ondas médias e o FM eu não tenho o que reclamar, muito bom. Gostei também do consumo, como fui dito acima, com as pilhas ele gasta muito pouco. Postei uns vídeos de recepção feita com o rádio aqui - www.youtube.com/user/picco02

    Picco

    ResponderExcluir
  8. OLÁ AMIGO NÃO CONHEÇO O RADIO MAIS ADORO RADIO EU TENHO UNS RADIOS LA EM CASA MAIS O QUE EU MAIS GOSTO É DO MOTORAIO MESMO.MAIS ACHEI LEGAL ESSE RÁDIO AI VOU PROCURAR AQUI NA MINHA CIDADE.
    ABRAÇOS A TODOS AMIGOS

    ASS.. ANDRÉ LUIZ
    MATO GROSSO DO SUL

    ResponderExcluir
  9. Ola. Adquiri esse radio recentemente, gostaria de saber a diferença básica entre ele e o f11s, pois parecem tão semelhantes. Adorei seu blog, nota 10, to curtindo muito.

    ResponderExcluir
  10. Alessandra Castro Xidis18 de fevereiro de 2010 às 21:00

    Professor George, fui aluna do senhor no 2 semestre do curso de direito da unieuro no ano de 2006, e por motivos academicos preciso entrar em contato com o senhor, poderia me passar seu e-mail, o meu é acxidis@ig.com.br

    Grata Alessandra Castro Xidis

    ResponderExcluir
  11. SAMUEL DIAS DE OLIVEIRA21 de março de 2010 às 12:54

    caro George, me chamo Samuel dias e moro em Aparecida de goiânia, go. gostaria de saber do amigo. qual o melhor modelo de radio sony, qual o que tem um melhor desempenho? o sony icf-fiis ou o icf-f12s. aguardo seu contato. se posível por email. Samuel.dias10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Caros amigos,

    Tanto o Sony, modelo 12S como o 11S são dois aparelhos de desempenho surpreendente.

    ResponderExcluir
  13. Tenho este aparelho, moro a 3 quadras da Av. Paulista em São Paulo, aqui é tanta interferência que os radios dos carros não funcionam direito por aqui. É talvez um dos maiores pontos de difusão de radio e TV do país, mesmo com toda a interferência no ar posso dizer que o rádio é excelente, em FM pega muito bem, mas é preciso estar com a antena recolhida, senão é capaz dele decolar. OM pega muito bem, OC tem que ter paciência e precisão cirugica no dedo, é claro, é um rádio de 3 faixas. Aqui no primeiro andar, nessa densidade toda de concreto ouço quase sempre a Radio Nacional da Amazônia de manhã antes do trabalho, com som limpo e forte, com um fio de uns 3 metros amarrado na pontinha da antena.
    Pro que ele foi projetado, acredito que cumpre muito bem seu papel. Sony é Sony. Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  14. Comprei esse rádio numa loja de departamento. Paguei 100 reais e o aparelho me supreendeu!Fazia tanto tempo que procurava um Sony com Ondas curtas que nem me lembrei de pedir desconto! Boa recepção em FM e ondas curtas. OM ainda não experientei pois preciso esperar escurecer para pegar mais emissoras mas pelo jeito vai ser bom também. Em ondas curtas é preciso ter o dedo leve para sintonizar mas ele apresenta estabilidade na recepção, o que não acontece com os motobrás de hoje que são um lixo!
    A faixa de ondas curtas é corrida, pegando várias faixas em seguida, mas isso é amenizado pelo tamanho grande do dial que ajuda um pouco.
    As pilhas devem ter um boa duração e a utilização das mesmas evita interferências pela rede elétrica. Uma fonte inume a interferências é complexa de ser feita. necessitando de filtragem em PI, com dois capacitores e um bom indutor entre eles, coisa que não se vê em nenhum rádio com fonte interna. Por isso a utilização de pilhas é a melhor opção nesse tipo de produto.
    Recomendo!

    ResponderExcluir
  15. Comprei um rádio desse modelo por causa da marca Sony mas confesso que dei azar. Na faixa de FM as emissoras mais fortes "escorrem" pelo dial podendo ser sintonizadas no espaço de 1 centímetro ou mais, o que denota mal calibração na fábrica, embora a sensibilidade seja boa a faixa FM está muito mal calibrada.
    Na faixa de ondas curtas outra decepção: tanto durante o dia como a noite não se consegue sintonizar mais que meia dúzia de emissoras, algumas de outros países, isso considerando toda a banda de ondas curtas que cobre várias faixas de ondas. Mais uma vez denota mal calibração na fábrica.
    Já na faixa de ondas médias o funcionamento é bom, com boa sensibilidade, sintonizando emissoras em toda a faixa à noite,embora algumas com sinal muito fraco e difícil de ouvir mas pelo menos são sintonizadas. Poderia ser um pouquinho melhor no AM, talvez mais capricho na calibração.
    Concluíndo: a Sony made in China tem um péssimo controle de qualidade nos seus produtos. O fato desse rádio ter um preço baixo não justifica o desleixo na calibração e falta de controle de qualidade. Não se trata de defeito de material ou do circuito pois o rádio tem pouquíssimos componentes eletrônicos, basicamente um circuito integrado "faz tudo" que inclusive contêm o amplificador de audio, meia dúzia de capacitores, mais meia dúzia de bobinas ajustáveis e o capacitor variável, sem contar as antenas interna de ferrite e a externa. Não há onde ter defeito em tão poucos componentes, o problemas é a calibração, principalmente quando feita por empregados mal pagos....
    Para tirar a dúvida, encomendei um segundo rádio do mesmo modelo, comprado de outro fornecedor para ver se dou sorte desta vez, por sinal comprei o primeiro por impulso e nem pesquisei preços mas desta vez procurei na internet e achei por 64 reais já com frete quando paguei 100 reais no primeiro numa loja de departamentos.
    O primeiro já tem destino: doação num asilo, já o segundo vou ver se tem o mesmo destino....por sinal nunca dei muita sorte com produtos Sony, será a qualidade tão boa assim? Ou será que o melhor da marca é feito apenas no Japão e não chega aqui a não ser por contrabando? Vamos ver.

    ResponderExcluir
  16. Ola boa tarde
    Boa tarde George Cunha
    e achei interessante os comentário,Eu estou começando no DX Radio escuta e
    gostaria de saber sua opiniao sobre sobre os Radio da Motobras (antiga motoradio)
    modelo:RM-PF121AC Rádio Portátil 12 Faixas e o outro Rádio Portátil Motoglobe
    Código: RM-PFD16x7 Rádio Portátil Motoglobe Sintoniza FM, OM (AM) e 14 bandas de OC, dentro de 7 faixas
    Eu tenho intençao de comprar um estou em dúvida qual é o melhor
    Se alguem tambem quizer ajudar na escolha pode responder tambem por este email:
    João Carlos PY2-255SWL
    ramazzot2009@hotmail.com
    Abraços amigo.

    ResponderExcluir
  17. Também tenho um rádio desse pra uso diário e cheguei a levá-lo a uma pescaria em Três Marias - MG. Pegou bem várias emissoras em ondas médias e ondas curtas e no acampamento ficou ligado a noite inteira em FM sem problemas. Só uso pilhas recarregáveis nele e em toda minha coleção de rádios portáteis de ondas curtas. Também tive que instalar um LED vermelho nele só pra saber que está ligado ou não, porque às vezes alguém abaixava o som no mínimo sem eu perceber, pensando que está desligado, aí quando ia ver, as pilhas já haviam descarregado. Daí o motivo pelo qual tive que colocar esse LED, coisa que a SONY talvez poupou pelo consumo de pilhas. Guthemberg Thompson.

    ResponderExcluir
  18. olá geoge,eu gostaria de saber, uma opinião sua qual
    radio portatil compacto que pega bem tanto em oc,om,fm,gostaria de sua opiniao.

    ResponderExcluir
  19. Primeiramente parabéns pelo blog, é ótimo!
    Adquiri este modelo e gostaria de colaborar com as minhas impressões:
    Moro próximo ao aeroporto Congonhas-SP, local com sinal forte, porém com muita interferência. Tenho conseguido boas recepções em todas as faixas, com destaque para OM. Em OC as emissoras ficam espremidas, pois ele cobre dos 16m aos 49m em uma única faixa (seria mais interessante se fossem mais). Com paciência, consegui sintonizar emissoras de outros países como Argentina, Rússia, China, Japão e outros que ainda não identifiquei, algumas até durante o dia.
    Já FM não é seu forte, compartilho o mesmo problema relatado por outros proprietários: o dial é "frouxo" e corre sintonizado em uma mesma emissora. Não chega a ser péssimo, mas poderia ser melhor calibrado.
    Externamente, o aparelho me agradou bastante, lembra rádios mais antigos como os da década de 70. O dial ficaria lindo se recebesse uma iluminação suave, de preferência na cor laranja. É maior do que eu esperava, porém bastante leve. O som é grave e agradável até a metade do volume, depois distorce. O jaque do fone de ouvido é mono, mas é possível ouvir o som nos dois lados de um fone estéreo introduzindo o plugue parcialmente (poderia vir com jaque estéreo). Usa duas pilhas tamanho D e parece ser bem econômico, mas seria preferível que fossem AA pelo menor custo e disponibilidade, inclusive podendo usar recarregáveis (vou adaptá-las).
    Paguei R$ 39,00 pela internet em uma conhecida rede de varejo (em promoção). Por esse preço considero um ótimo custo x benefício, principalmente levando em consideração a cobertura de Ondas Curtas, tão escassa nos aparelhos atuais.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  20. Comprei um rádio desse modelo e tenho algumas considerações a fazer: na recepção de ondas curtas é muito bom apesar das faixas serem espremidas. Tem ótima sensibilidae e seletividade muito boa também, o que mais impressiona é a estabilidade na recepção, ótima!
    Na faixa de ondas médias esse rádio faz bonito com sensibilidade e seletividade muito boas tb.
    Já no FM a sensibilidade é tão exagerada que emissoras próximas ou emissoras muito potentes num raio de alguns KM provocam muitas harmônicas que são captadas por esse rádio da Sony com muita facilidade, fazendo ser possível captar os "fantasmas" ao longo do dial. Se por um lado tem uma sensibilidade altíssima em FM o que provoca esse problema, por outro lado essa sensibilidade elevada permite captar emissoras de mais fracas de cidades há mais de 100 KM de distância!
    Não se trata de problema de calibração e sim de uma característica do circuito desse rádio.
    Em muitos modelos de rádios a Sony coloca uma chave local/distante que permite selecionar a sensibilidade do rádio mas nesse modelo essa chave não existe. Uma maneira de controlar esse problema é recolhendo a antena quando se quiser ouvir rádios FM locais e levantá-la quando se quiser ouvir rádios distantes, fiz o teste e com a antena abaixada os "fantasmas" desaparecem o que comprova que não se trata de má calibração do rádio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo 10:38 AM, tem toda razão. Como você mencionou, percebi que não é problema de calibração, e sim excesso de sensibilidade. Os fantasmas não me incomodam pois não chega a saturar, e levando-se em conta ser uma característica do modelo é preferível que seja sensível. De um modo geral estou muito satisfeito com este rádio, entre os meus aparelhos é o meu predileto, pois mesmo em toda a sua simplicidade mantém uma excelente qualidade de áudio e sintonia.

      Excluir
  21. Comprei esse rádio depois de ler as opiniões desse fórum e aproveitando uma promoção por R$39 no Magazine Luiza. A qualidade de recepção é mesmo surpreendente e o som é muito bom, tanto que as estações em AM parecem FM, com um som limpo e estável. Tenho um outro rádio Motobrás RM-PF76AC que consegue sintonizar rádios SW com mais facilidade, mas sem a mesma qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se pode comparar a Motobras com a gigante mundial Sony, a uma grande diferença na qualidade de seus produtos, principalmente nos rádios receptores.

      Excluir
  22. comprei um radio SONY ICF12, estou aguardando chegar , ja tenho um radio TOSHIBA TR949, tem boa sensibilidade e seletividade, adaptei dentro dele, ( no lugar onde se colocam tres pilhas grandes ) um suporte para somente duas pilhas AA, deu certissimo, uso pilhas SONY recarregáveis, ficou muito bom, vou fazer o mesmo no SONY ICF12 o mesmo tambem pode ser feito no ICF11

    ResponderExcluir
  23. Olá Senhor George, como vai?

    Parabéns pelo Blog, tenho acompanhado e gosto muito.
    Sobre o Sony mencionado, gostaria de saber se um técnico em eletrônica convencional está apto a instalar a sintonia fina e/ou até mesmo um bastão de ferrite mairo, como si fosse uma mini loop com um capacitor variável acoplado. o senhor saberia indicar algum técnico aqui em São paulo?

    Abraços. André Fróes. andre_andreade@globo.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Sr George?
    Gostaria de saber qual marca e modelo de radio portatil tem a melhor recepção AM. O sony ICF 12S é melhor do que ICF F18 ou F10? E os da motobras são bons?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Anônimo, eu tenho os modelos de rádios que o Sr. indicou. A qualidade sonora é melhor no modelo ICF-F12S. Os outros modelos citados (ICF-F10 e ICF-18) somente possuem AM/FM e a qualidade sonora é inferior. O modelo ICF-F12S (bem como o modelo ICF-F11S), além de sintonizarem OC, possuem um grave (bass) no som. Por serem modelos novos, em comparação ao outros, acredito que se trata de uma melhoria feita pela Sony, o que sempre é bem vindo.Resumindo: vale muito a pena os modelos ICF-F12S ou ICF-F11S.

      Excluir
  25. Oi Sr George gostaria de saber se voçe sabe onde posso encontrar o manual do radio Tecsun PL380 em portugues e se existe alguma modificação eletronica para melhorar a sintonia ou algo mais ?Se alguem tambem estiver lendo e me informar ficarei grato. Alexandre Ruzafa ruzafa@bol.com.br

    ResponderExcluir
  26. Bom Dia Sr. George gostaria de perguntar tambem onde posso encontrar capacitores variaveis de radios antigos de aluminio de 20 a 200 pf. rato Alexandre Ruzafa ruzafa@bol.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho este receptor de radio o ICF F12s, é fabricado na China, bem como também, tenho mais 2 radios digitais da Sony, o ICF SW-35, e também, o mais famoso e melhor receptor da Sony sendo este fabricado no Japão o "ICF 7600 GR", com teclado numero, detecção sincronica, com USB, LSB e CW, sendo mais sofisticado que o F12s, este modelo aqui comentado. Fazendo uma comparação do mais sofisticado da Sony o 7600 GR, com relação a este receptor o ICF SW f12s, o F12s, tem um audio muito melhor, e mais potente, o que é ideal para recepção em ondas curtas, onde o sinal e audio são mais fracos. Ele não precisa de ligação para fonte externa de energia, por ser analógico, e não digital, a sua durabilidade é incrível, as pilhas duram uma eternidade. Tem boa sensibilidade e seletividade, é preciso saber usar o dial de frequencia, de forma lenta e precisa e com bom ouvido, principalmente em ondas curtas, bem devagar, pois o sinal é mais fraco mesmo, e com uma antena Long Wire, conectado a antena recolhida fixando-se na ponta, melhora a recepção. Com relação a recepção em AM, a seletividade e sensibilidade é boa, em relação ao FM, com a antena recolhida em pé ele tem uma recepão melhor. È preciso sempre testar no caso do FM, com antena esticada ou recolhida para melhor recepção neste tipo de sinal. Frequencia modulada FM, e radio amador costumam usar antenas do tipo pequenas, para recepção deste tipo de sinal, sendo melhor, em ondas curtas requer a antena esticada, ou recolhida quando conectada a uma antena long Wire, pela experiencia que ja tive usando este receptor análogico e os digitais também. O unico incoveniente é que a sua conexão para fone de ouvido é mono, e nao estereo par ao FM, sendo necessário usa rum adaptador p2, para poder ouvir 2 canais de audio em fone de ouvido estereo. A Sony vende também, adaptadores do tamanho da pilha grande tamanho D, onde se encaixa dentro as pilhas AA tamanho pequeno, podendo ser usado neste receptor o F12s, o que o deixa mais leve, em relação ao uso de pilhas grandes tamanho D.

    ResponderExcluir
  28. Vou Resumir: UNICO RÁDIO QUE VI ATÉ HJ CAPTAR A GAUCHA NO 600 KHZ SEM RUIDO NA CIDADE DE RIO GRANDE! Isto é incriiiiiiiiiiiivelllllll!!!

    ResponderExcluir
  29. O meu tecsun nas ondas medias a noite pega a radio gaucha,guaiba,inconfidencia,rb2,globo,tupi,nacional,bandeirantes,cbn e radio super radio brasil.

    ResponderExcluir
  30. Bom, comprei esse rádio em outubro de 2011 e até hoje não troquei as pilhas!!!!!!! Uso uns 40 minutos por dia. Maravilhoso!!! Estou tentando comprar outro, mas não estou achando, uma pena. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  31. queria saber onde compro desse rádio que não acho em lugar nenhum!

    ResponderExcluir
  32. Olá! Alguém vendendo o Sony icf-f12s?

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Olá pessoal, gostei muito deste blog, tenho um radio sony ICF 12s e realmente é um bom radio.Comprei um sony ICF 19 aquele que vai tres pilhas grandes ,mas me arrependi, pois ele consome muito rápido as pilhas.Um rádio também muito bom de recepção foi o da Sanyo modelo RP 5140, a recepção era excelente, pegava até conversa dos pilotos de avião.

    ResponderExcluir

Comentários

Rádio Portátil -RM-PSMPBT21 AC 2 Faixas C/ BLUETOOTH AM/FM

Rádio Portátil -RM-PSMPBT21 AC 2 Faixas C/ BLUETOOTH AM/FM A Motobras começa a modernizar seus equipamentos com a possibilidade ...