sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Tecsun PL 390 - Um radio campeão

Este equipamento é uma ótima opção para quem deseja fazer dxismo com pouco dinheiro e não dispõe de recursos para comprar equipamentos mais caros, além de dispor de processador com DSP (Digital Signal Processor).
Sua sensibilidade e seletividade são boas, quando comparados com outros modelos mais caros. Com ele é possível sintonizar emissoras de ondas médias de outros países no final da tarde e começo da noite, em plena beira mar de Fortaleza. Ele dispõe de vários filtros de seletividade: 6, 4, 3, 2 e 1 kHz, que garantem receber emissoras próximas uma das outras. Em ondas curtas seu desempenho é superior aos equipamentos nacionais. É uma pena que, com ele não seja possível sintonizar transmissões em banda lateral (SSB e LSB) e não seja possível escutar a faixa cidadão (27 MHZ).
Se nas ondas médias e curtas o radio se comporta muito bem. Em FM seu desempenho é simplesmente espetacular. Ele vale cada centavo gasto! É possível sintonizar emissoras que normalmente ficariam escondidas no dial. Na cidade de Fortaleza, já consegui sintonizar emissoras em Baturité (80 km), Canindé (100 km), São Gonçalo do Amarante (45 km), Pacajus (60 km) e Pentecostes (50 km)!
Seu preço no mercado internacional está entre US$ 60 e US$ 90,00. Nesse sentido cabem destacar que também existem duas outras versões, derivadas deste modelo: PL 398MP e PL 398BT, com MP3 e SD card e outra com Bluetooth.

3 comentários:

  1. Paulo Rocha/Eldorado do Sul12 de fevereiro de 2013 às 20:40

    Acredito que enquanto não houver definição quanto ao padrão de rádio digital a ser adotado no Brasil, os fabricantes nacionais não arriscarão nenhuma novidade, porém, mesmo depois da disso, não esperem grande coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, rapaz... Se o sistema for o americano estaremos arruinados viu. É adeus AM (ondas médias) e adeus às ondas curtas e tropicais. Rádio digital de verdade se chama DRM...!!! Aí sim será show.

      Excluir
  2. Ok... Mas uma observação: para escutas em ondas curtas convém (muito mesmo) que você use antenas externas, notadamente as chamadas Long Wire... Então pergunto "que antena você ousou"??

    ResponderExcluir

Comentários

Rádio Portátil -RM-PSMPBT21 AC 2 Faixas C/ BLUETOOTH AM/FM

Rádio Portátil -RM-PSMPBT21 AC 2 Faixas C/ BLUETOOTH AM/FM A Motobras começa a modernizar seus equipamentos com a possibilidade ...