domingo, 29 de julho de 2012

SANGEAN ATS 909 e 909X



Nos últimos anos, o uso da internet e a abertura econômica permitiu aos radioescutas brasileiros terem acesso a modelos mais sofisticados disponíveis no mercado internacional, que em outras épocas não havia. Todavia, com o preço do dólar americano por volta dos dois reais, o custo destes brinquedinhos tem aumentado. Sem contar com a tributação da Receita Federal.  Com tudo isso, alguns equipamentos chegam a mais de mil reais, distante da realidade da maioria dos radioescutas brasileiros. Neste caso a solução e poupar. Assim, quando se junta alguns trocados para comprar um novo equipamento, fica uma questão aberta: qual o melhor equipamento?
Esta pergunta é bem difícil de ser respondida, pois tem vários pontos a serem considerados. Alguns sites mostram diversos modelos de rádios e antenas. Porém, alguns são de pessoas que comercializam equipamentos, e assim não há problemas ou defeitos a serem apresentados. Como não sou comerciante, eventualmente vendo um equipamento meu, escrever sobre alguns modelos disponíveis no mercado.
A Sangean é uma empresa de Taiwan, que produz rádios de excelente qualidade. Nos últimos anos o modelo ATS 909 tem se destacado com modelo top de linha. Recentemente a empresa lançou um novo modelo o ATS 909X, com algumas modificações em relação ao modelo anterior.
Particularmente, os dois modelos são bons, porém cada um deles tem vantagens e desvantagens em relação ao outro. Faz mais de um ano que tenho em meu acervo os dois modelos, nas ondas médias há uma pequena vantagem para o ATS 909. Principalmente pela seletividade e a capacidade de isolar transmissões espúrias. Por exemplo, aqui em Brasília a Radio Jovem PAN é sintonizada em 750 KHZ. No modelo de ATS 909X consigo sintonizar esta mesma emissora também de 850 KHZ. Somente consigo anular este problema, com o uso do atenuador de sinal. Este mesmo problema também é encontrado no Tecsun PL 660. Acredito que este fenômeno esteja associado à região onde habito, pois existem varias fontes de água, e um grande reservatório subterrâneo.

Uma das coisas legais no ATS 909X é o filtro DSP embutido nele. A empresa poderia ter caprichado um pouco, permitindo escolher a faixa de seletividade. Este recurso está disponível nos modelos Tecsun PL 310 e 390, ao possibilitar escolher a seletividade em 1,2,3,4,5 KHZ. Mesmo dispondo de duas opções: narrow e wide; elas são bem eficientes. Aqui em Brasília temos uma emissora em 1210 KHZ, que cobre, na maioria dos equipamentos, o sinal da radio Globo do Rio de Janeiro (1220 KHZ) e da radio Cultura de São Paulo (1200 KHZ). Os dois modelos permitem sintonizar as duas emissoras, com pouquíssima interferência. Porém, quando comparados com o Tecsun PL 390, com um filtro de 2 KHZ, eles apresentam um desempenho inferior.
A capital cearense é um local excepcional para sintonizar emissoras estrangeiras em ondas médias e longas. Por exemplo: por volta das cinco e meia da tarde, os sinais da radio France em 1557 KHz já podem ser percebidas. Com auxilio da antena Tecsun AN 200 (uma loop), esta tarefa é ajudada e outras emissoras também podem ser sintonizadas facilmente. Contudo, o uso de uma antena externa tem desempenho diferenciado nos dois modelos. No ATS 909 ele opera sem grandes problemas sem apresentar saturação de sinal. Com este modelo há um casamento perfeito, da mesma forma isto também ocorre com o Sony ICF 7600GR. Todavia, no ATS 909X o desempenho é um pouco inferior, mas que não inviabiliza seu uso.
Em ondas curtas o desempenho dos dois modelos é bem semelhante, com o uso de uma antena de fio externa, com uma pequena vantagem para o 909X. Cabe destacar que a vantagem apresentada está no áudio mais limpo que na versão anterior.
Em frequência modulada temos um grande vencedor: O 909X. Este modelo é imbatível, quando comparado com o 909. Com ele é possível sintonizar as emissoras de baixa potência ou mais distantes que o modelo anterior ignorava. Porém, quando comparado com o Tecsun PL 390 (Com DSP), ambos os modelos perdem a disputa. O Recurso de RDS, esta nos dois modelos, todavia ele é mais eficiente no 909X, pois com ele é possível identificar a emissora sintonizada.
Em linhas gerais, os dois modelos são ótimos para a pratica do dexismo. Todavia,se eu tivesse que escolher entre os dois, eu optaria pelo 909.

41 comentários:

  1. Outro problema de comprar aparelhos caros é o de que num futuro será implantado a difusão apenas de frequência de forma digital, algo que fará com que os analógicos percam a funcionalidade.
    Já pensou ter um aparelho de R$ 1.000,00 sem utilidade?
    Mas aqui no Brasil isso irá "demorar barbaridade"...



    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim? o tecsum não pegará mais emissoras nacionais? é isso que está dizendo?

      Excluir
  2. Caro George,
    gostaria muito de uma opinião pessoal sua. Qual receptor você acha melhor, o tecsun S2000 ou o sangean ats 909x. Pelos seus comentários no blog, acho que você é proprietário dos dois. Qual seria o mais sensível e seletivo?
    desde ja agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo,
    Os dois modelos são bons. Todavia, caso fosse escolher um modelo, o Tecsun S2000 seria o mais indicado. Seu desempenho em ondas médias é superior ao Sangean 909X. Em FM, há uma ligeria vantagem para o S2000. Porém, fator decisivo em favor do S2000, seria o VHF Aeronaútico, pois no Sangean não tem.

    ResponderExcluir
  4. Peço licença para falar de outro rádio:
    sou ovo no hobby gostaria de uma opinião sobre qual destes modelos da Motobras,recomendaria?
    1 - Motoglobe
    2 - RMPF121AC
    Obrigado desde já.
    parabéns pelo Blog, estou aprendendo bastante aqui.

    ResponderExcluir
  5. Caro Amigo,
    Eu o conheço os dois equipamentos. Eles são similares. Porém eu recomendaria o Motoglobe por ter uma melhor cobertura.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  6. senhor george cunha,eu tenho o tecsun s2000 qual tipa de antena eu colocono meu radio para melhorar a recpcao de ondas curtas e ondas medias.grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, para ondas curtas, usa a chamada Long Wire Unifilar...!! Se for possível, usa um longo fio, algo acima de 30 metros. Para as impedâncias, usa um balun 4:1 e um bom aterramento (haste de cobre de 2.4 metros). Da uma olhada da Internet sobre o que estou falando. Tipo "amantes do rádio" ou "radiodx". No mercado livre tem as excelentes antenas do Denis Zogbi (o cara é muito bom e os preços são sensatos). VValeu e tudo de bom.

      Excluir
  7. Caro Amigo,
    No meu Tecsun S2000, eu uso para ondas médias, uma antena loop: tecsun AN200. Ela é muito boa e casa bem com o radio. Embora a grande qualidade deste radio seja a recepção em ondas médias e em FM.
    Com relação às ondas curtas, uma boa alternativa é usar um fio estendido. Pode ser com seis metros de comprimento, já ajuda bastante. Uma boa dica, é enrolar o fio na base da antena (mas antes, desencape a ponta do fio para ter um bom contato com o radio), caso não tenha um conector apropriado para o modelo.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá George, boa tarde. Bem, em se tratando do Tecsum S2000 e em Ondas Curtas, uma excelente dica é usar uma antena long wire unifilar com Balun 4:1 (já é o suficiente - e não o 9:1) e um bom aterramento de haste de cobre com seus 2.4 metros. Convém que a antena tenha no mínimo 30 metros para que seja verdadeiramente eficiente (óbvio que um simples fio com seus 5... 8... 10 metros funcionará sim), porém, se o negócio é o DX então para evitar espúrios e minimizar efeitos como a atenuação do sinal e o desvanecimento, então quanto maior o fio (e aterrado) melhor. Para ligar o fio direto no rádio você pode usar o BNC do seu Tecsun e no plug "preto" ligar o fio que servirá de aterramento (Atenção: o aterramento não deve ser compartilhado com nenhum outro eletrônico. Somente com o aterramento do rádio receptor).Seu blog é excelente...

      Excluir
  8. pela análise que o senhor fez da a impressão que o tecsun pl 390 é superior aos sangeans. É impressão minha ou estou certo?

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo,
    Pelo custo beneficio, o Tecsun Pl 390 é superior ao novo modelo Sangean ats 909x. Principalmente pelo uso em FM. Entre os modelos do Sangean, eu prefiro o antigo pois sua recepção em AM é bem melhor que o modelo X.

    ResponderExcluir
  10. QUAL A FRENQUENCIA DO FM (MHz)???

    limita ao 88MHz a 108?? ou ele começa abaixo dps 88 e ultrapassa 108??

    ResponderExcluir
  11. Ele começa em 87 MHz, e vai até 108 Mhz. Com algumas adaptações, seu dial começa em 76 MHZ.

    ResponderExcluir
  12. Enfim qual é o radio mais eficiente ou seja oque atende quase todos os requisitos por exemplo RDS?
    j.carlos
    visite:http://qsldobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. caro geoge cunha eu estou indeciso com tantas marcas de radio.gostaria de sua ajuda.
    estou em duvida entre os radios: george eu queria um radio que pegasse bem
    tanto em am,fm e preincipalmente em ondas curtas,qual voce me indicaria pra comprar
    me ajude.

    ResponderExcluir
  14. Caro amigo,

    Se não for gasta muito, eu recomendaria o Tecsun PL 390 ou PL 310. São dois modelos bons, bonitos e baratos.
    Se for gastar um pouco mais, eu recomendaria o Sangean Ats 909X.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  15. Moro no litoral de São Paulo em Peruibe e gostaria d e saber qul marca e modelo voce me indicaria para ter uma boa recepção em am tenho um motobras no qual sintonizo algumas estações mas com muito chiado.Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o chiado... verifica onde é o local que você faz essas escutas em OC. Por exemplo, luminárias, televisores (principalmente de tubo), lâmpadas fluorescentes (mesmo as compactas), fontes de computadores, carregadores de celulares, fio de alta tensão da rede elétrica... tudo isso pode prejudicar e muito suas escutas. Não conheço seu receptor, Motobrás, porém, se for possível, faça as escutas com uma antena de fio bem comprido, muito mesmo... 20... 30... 50... metros de fio e verifique como fazer o aterramento do seu rádio. Valeu e tudo de bom.

      Excluir
  16. qual dos dois seria melhor
    Sony ICF 7600GR
    SANGEAN ATS 909X

    ResponderExcluir
  17. Caro George Cunha acabei de comprar um tecsun s2000, estou iniciando meus conhecimentos, radio muito bom, estou apanhando com as antenas, me Oriente no que devo fazer para ter melhor recepção de ondas curtas e medias. Sou doido por rádios tenho muitos, novos, velhos, pequenos, grandes.
    Moshe Dayan Fernandes
    Garanhuns PE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moshe, boa tarde. Não sou o George, mas tenho um Tecsun S2000 e sou DXista (PT7050SWL). Vamos lá... O que devo fazer para melhorar a recepção nas OC e OM? Resp. p/ Ondas Curtas (OC ou SWL): Montar ou comprar uma antena de fio longo, mais comumente chamada de Long Wire Unifilar com uma peça chamada Balun para fazer o casamento das impedâncias entre a antena e o conector do rádio, mais um aterramento (que pode ser ligado na saída do Balun, ou pode ser ligada no plug preto do lado do seu Tecsun S2000 (vizinho ao plug vermelho). Convém que a antena em questão tenha mais de 30 metros de fio estirado, livre de árvores, telhados etc. Não é necessário desencapar o fio...!!! Caso seu espaço seja pequeno adquira (ou faça você mesmo a antena long wire, porém, usando no meio do fio, uma peça chamada de "bobina" ela tem o efeito de "simular" um fio cujo comprimento é maior que o que é visto (por isso que é uma bobina, porque o fio que compõe a antena fica enrolado nele), fazendo com que a antena seja maior que seu espaço permitir. Não é necessário que a antena seja esticada no plano, pode ser inclinada. Mas convém que ela não tenha "barriga" (só tenha cuidado pra não esticar a ponto de romper o fio). Na internet tem muito sobre isso... Pesquisa sobre "amantes do rádio - Lojinha do rádio escuta"/ RADIODX e no MercadoLivre as antenas do vendedor Daniel Zogbi... (que são excelentes e de preço muito justo). Valeu e tudo de bom.

      Excluir
  18. Bom dia caro Moshe,

    Uma boa sugestão seria afastar seus equipamentos de radios da interferência elétrica (tvs e motores) por exemplo. As vezes uma antena de fio consegue bons resultados em ondas curtas. Já em ondas médias recomente uma antena específica, como por exemplo a Tecsun An 200. Tenho uma dela e casa e lhe garanto que seu custo beneficio é exepcional. Nos sites estrangeiros ela custa com frete incluso, no máximo US$ 35. Vale apena ter uma.
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  19. Olá caro amigo encotrei esse blog hoje tava procurando algo sobre aa antena tecsun an200,estou afim de adquirir essa antena mas desejo saber se ela realmente funciona bem moro no interior do Maranhão tem varias rádio am de São luis mas quase nao da pra ouvir o som delas, enfim amigo por favor me informe se com essa antena poderei sintonizar essas radios com boa qualidade. desde ja agradeço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Marley
      Dé uma olhada no MERCADO LIVRE.

      http://lista.mercadolivre.com.br/antena-loop

      ABÇ.

      Excluir
  20. olá parabéns pelo blog gosto muito de rádios começei por esses rádios simples chineses ai resolvi comprar um degen 1103 gostei muito dele, tive também 3 sony da série 7600 dois 7600d um americano e outro europeu um sw7600 todos 3 excelentes rádios, tive também 2 sony sw35 gostei muito dele em am mais o fm dele é mais fraco, possuo um tecsun pl210 um bom rádio considerando que ele é minúsculo e agora adquiri um Roberts R861 o mesmo que o Sangean ats909 e pelo que eu li nesta matéria fiz uma boa compra paguei cerca de 200 reais nele usado estou ansioso pela sua chegada é pelo que vi ele será perfeito para mim pois gosto muito de AM estava até pensando em comprar ats909x mas pelo que li o 909 será melhor para mim.

    ResponderExcluir
  21. Jorge qual marca de receptador am que você me indicaria para utilizar na cidade de Peruíbe litoral de São Paulo tenho um Motoradio só que a sintonia falha muito e gostaria de algo melhor e mais moderno. Grato. Por favor me responda através de email hermanmonstro@hotmail.com. Grato.

    ResponderExcluir
  22. GEORGE CUNHA ESTOU ADQUIRINDO UM ETON E1 XM ,GOSTARIA DE SABER SOBRE ESSE RÁDIO ,POIS PELAS FOTOS ME PARECE QUE O DISPLAYE DELE É UM POUCO SEM QUALIDADE ,SERIA IMPRESSÃO MINHA OU SERIA AS FOTOS QUE EU VI NA NET?

    ResponderExcluir
  23. COMENTANDO QUE TENHO UM ATS 909 SEMI NOVO RADIO COMPRADO EM USA ,RADIO + FONTE + CAPA DE COURO VALOR 900,00 ,OU ACEITO UM 909X ,COMENTANDO QUE MEU RÁDIO É REALMENTE NOVO.
    JEFERSO.AMORIM@GMAIL.COM.

    ResponderExcluir
  24. COMENTANDO QUE TENHO UM ATS 909 SEMI NOVO RADIO COMPRADO EM USA ,RADIO + FONTE + CAPA DE COURO VALOR 900,00 ,OU ACEITO UM 909X ,COMENTANDO QUE MEU RÁDIO É REALMENTE NOVO.
    dependendo ,se o 909x for novo como o meu ,aida dou um degen 1129 zero ,anunciado mercado livre ,é so ver la.
    JEFERSO.AMORIM@GMAIL.COM.

    ResponderExcluir
  25. olá GEORGE, suas respostas me ajudaram muito.

    ResponderExcluir
  26. Ola seu GEORGE, Comprei um S2000, estou pensando em comprar o 909x, só uso para ondas curtas,será que o 909x é mehor para sintonia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriano, boa tarde. Para Ondas Curtas (SWL) os rádios citados são equivalentes, o que fará diferença notável será a antena que você usar e as condições de propagação atmosféricas.

      Excluir
  27. Colega voce esta vendendo seu Tecsun S2000/

    ResponderExcluir
  28. Boa noite caro George! Estou na dúvida na hora da compra e peço seu conselho:
    Qual o melhor - Tecsun PL660 ou Sangean AT
    Será minha primeira aquisição, desejo ouvir ondas curtas e AM, moro no sul de minas, em apartamento.
    Você indica alguma antena tb?
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde.
    Meu TECSUN PL660 parou de funcionar.
    Fui informado que se trata da fonte interna queimada. Porém não consigo nenhum técnico para efetuar a peça.
    Vc teria algum local para indicar??
    Desde já obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi falar que esse vendedor fornece manutenção para os aparelhos da TECSUN (não tenho certeza), porém, pergunta lá pra ele.... valeu e tudo de bom.

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687864054-radio-tecsun-s2000-vhf-aviaco-am-fm-ssb-oc-p-entrega-_JM

      Excluir
  30. Olá George, Boa Tarde.

    Adquiri um Sangean ATS 909X, porém não estou conseguindo ativar a versão Russa do FM, para que eu possa ter acesso a faixa estendida do FM. O meu começa em 87.5 e vai até 108 Mhz. Gostaria de saber como ativar e se há variações de modelos que não permitem isto. Obrigado

    ResponderExcluir

Comentários

Rádio Portátil -RM-PSMPBT21 AC 2 Faixas C/ BLUETOOTH AM/FM

Rádio Portátil -RM-PSMPBT21 AC 2 Faixas C/ BLUETOOTH AM/FM A Motobras começa a modernizar seus equipamentos com a possibilidade ...